Uma nova divisão administrativa de Moçambique deverá ser aprovada pela Assembleia da República (AR), até Julho de 2010, numa iniciativa de lei da autoria do Conselho de Ministros.
Na mesma oportunidade, alguns distritos, postos administrativos e localidades mudarão de nome “para reflectirem a história verdadeira de Moçambique e suas gentes”, segundo a nova ministra da Administração Estatal, Carmelita Namashulua, referindo em seguida que a proposta encontra-se já numa fase bastante avançada de elaboração, devendo ser submetida para aprovação pelo Conselho de Ministros “dentro em breve”, sem, no entanto, indicar algum calendário.
Posteriormente, a proposta irá ser endossada ao Parlamento moçambicano para a tornar em lei, sem grandes problemas, visto que o Governo é suportado por uma bancada parlamentar da FRELIMO com uma maioria qualificada nesta legislatura.
Falando em exclusivo ao Correio da manhã, Namashulua declinou entrar em detalhes sobre o assunto, salientando apenas que o número de distritos e, consequentemente, de postos administrativos e localidades, irá aumentar, “mas não posso precisar agora porque estamos a concluir os detalhes desta nova divisão administrativa”. Refira-se, entretanto, que Moçambique possui um total de 128 distritos espalhados por 10 províncias e cidade de Maputo.
@VERDADE – 21.01.2010