Fonte da Sociedade Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa (HMNK) assegurou ao “Notícias” que será dado seguimento ao processo de avaliação de impacto ambiental, iniciado o ano passado.
Até ao momento, há garantias de cumprimento do calendário da implementação do projecto, daí que se espere que a construção da hidroeléctrica tenha início próximo ano e com duração de 4,5 anos, empregando cerca de 4000 trabalhadores.
A Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa irá localizar-se há cerca de 70km a montante da cidade de Tete e 61km a jusante da Hidroeléctrica de Cahora Bassa. Terá uma potência instalada de 1500MW, contribuindo de forma significativa para a disponibilidade energética de Moçambique e da região da África Austral.
Tendo em conta a necessidade de transporte de energia para o sul do país, o consórcio responsável pela implementação do projecto está a contribuir para a viabilização da linha de transmissão centro-sul que irá estabelecer a ligação entre as províncias de Tete e Maputo.
A linha Tete-Maputo irá constituir-se num eixo vital para a distribuição de energia eléctrica em Moçambique e na região, através da ligação à rede de transmissão da África Austral (SAPP – Sothern Africa Power Pool ).
Em 2009 foi finalizada a primeira etapa da preparação do projecto, com a aprovação do Estudo de Pré-Viabilidade Ambiental e Definição do Âmbito (EPDA), realizados pelas empresas COBA e Impacto, sendo que o estudo foi aprovado pelo Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA).
Trata-se de um processo que inclui os termos de referência do estudo de impacto ambiental, cuja elaboração será iniciada este ano e que será novamente acompanhada por um programa de participação pública e que terá como objectivo a sustentabilidade sócio-ambiental do projecto.
O empreendimento está a ser desenvolvido num modelo de Project Finance, o que significa que parte dos fundos será suportada pela HMNK e o restante por instituições financeiras em contratos de financiamento de longo prazo, sendo que várias instituições revelaram o interesse em participar no programa. Não está ainda estabelecido qualquer contrato.
Espera-se que Mphanda Nkuwa traga benefícios significativos para a região, através do desenvolvimento de projectos sociais na sua área de influência.