Opinião Por: Carlos Tembe
Estive atento a tomada de posse da Assembleia Provincial de Nampula e soube com alguma consternação que Bernardo Munhaque, foi escolhido presidente desta que é a primeira Assembleia da província onde resido com agrado. Esta atenção e consternação creio que não foram somente minhas pois acredito que
centenas se não milhares de pessoas tiveram o mesmo sentimento.
Nos longos anos que este povo trabalhador de Nampula viu com tristeza este senhor que vou evitar citar o seu nome porque não merece, dirigir alguns distritos, nada de positivo tem de lembrança, contrariamente a elegância e competência com que hoje, Agostinho Chelua, dirige o distrito de Erati, como que dirigiu Mogovolas e Moma.
O actual primeiro secretario do comité provincial da Frelimo Agostinho Trinta, e o edil de Nacala-porto Chalé Ossufo, são outros exemplos de que a Frelimo que é realmente uma maquina de fazer sucesso (que diga a Renamo), tem quadros competentes e que, incompreensivelmente, terá ido buscar da sua pior colheita para confiar um cargo tão importante.
Repito que a minha dor será indelével ate terminar o mandato desta Assembleia Provincial, pois, nada de positivo espero ver. Por favor que se reveja a forma de escolha ao nível dos partidos de candidatos para cargos tão importantes.
Os habitantes de Nampula, como província, perderam a oportunidade impar de questionar o governo com autoridade e respeito sobre a boa aplicação dos fundos do erário publico.
É que com aquele senhor em frente da Assembleia Provincial não podemos esperar por algum questionamento com cabeça tronco e membro seja feito ao
governo.
Em Nampula, funcionam Sete universidades e não desde ontem. Já lá vão anos. E prova disso são os quadros que delas foram graduados. Não se compreende que não se tenha apostado pelo pior estudante graduado nas mesmas e se aposta no pior dos quadros que o governo já teve e que está descansado no partido.
Quem não tem parcos conhecimentos para orientar um distrito, para caminhar na direcção certa, jamais reunirá capacidade para orientar uma comunidade seja qual for a sua dimensão.
Concidadãos, os vossos impostos pagos com muito sacrifício, juntos serão aplicados para pagar pelo menos um dos menos produtivos cidadãos deste país. Que pena!!!
WAMPHULA FAX – 07.01.2010