A Selecção Nacional, que participa pela quarta vez numa fase final dum Campeonato Africano das Nações, depois de 1986, 1998, 1996, quer melhorar a sua prestação em Angola – conseguir no mínimo transitar à fase seguinte-, apesar de reconhecer que estará diante dos “colossos” do futebol do continente.
Mart Nooij, à excepção de Mano, lesionado com gravidade no embate da penúltima jornada da última fase de apuramento, em Abuja, frente à Nigéria, tem todos os jogadores à sua disposição e promete tudo fazer para dignificar o futebol moçambicano.
“Jogaremos em pé de igualdade com as selecções favoritas desta série C”, disse Nooij à ANGOP, na província de Benguela, onde os “Mambas” estão baseados, considerando o Egipto e a Nigéria como os mais fortes do grupo.
“O Egipto, detentor do título, e a Nigéria são os principais candidatos, mas é necessário reter que actualmente no futebol não há favoritos nem vencedores antecipados. As vitórias conquistam-se dentro de campo”, referiu, acrescentando que a competição poderá proporcionar muitas surpresas. Para a concretização dos objectivos dos Mambas, Mart Nooij pensa ganhar hoje ao Benin.
A expectativa à volta deste jogo com o Benin é enorme. Depois do empate domingo, entre Angola e Mali (4-4) e da vitória ontem do Malawi, frente à Argélia (3-0), os “Mambas” acreditam que também podem fazer melhor que nas edições anteriores, até porque, por aquilo que produziram na fase de apuramento, já merecem respeito por parte dos chamados grandes do Continente Africano.
O Benin é um adversário um tanto ou quanto desconhecido dos “Mambas”. Realizou uma excelente fase de qualificação num grupo onde estiveram o Mali, o Sudão e o Gana, tendo inclusivamente vencido a este último, que é um dos representantes africanos no Mundial da África do Sul.
Por isso, todo o cuidado é pouco. Mas é preciso acreditar nos “Mambas” que vão subindo gradualmente no ranking da CAF e da FIFA.