Um comunicado do Gabinete de Imprensa da Presidência da República indica que foram exonerados os ministros Manuel Chang, das Finanças, Oldemiro Júlio Marques Balói, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Filipe Jacinto Nyussi, da Defesa Nacional, Feliciano Salomão Gundana, para os Assuntos dos Antigos Combatentes.
Fazem parte ainda do grupo dos ministros exonerados Isabel Manuel Nkavadeka, na Presidência para os Assuntos Parlamentares, Feliciano Pedro Zacarias, das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Feliane Muthemba, das Pescas, Fernando Sumbana Júnior, do Turismo e da Juventude e Desportos, António Fernando, da Indústria e Comércio.
O comunicado que temos vindo a citar refere ainda que Armando Guebuza exonerou igualmente Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, dos Recursos Minerais, Salvador Namburete, da Energia, Venâncio Simão Massingue, da Ciência e Tecnologia.
Paulo Ivo Albasine Teixeira Garrido, da Saúde, Maria Helena Taipo, do Trabalho, António Fernandes Sumbana, na Presidência para os Assuntos da Casa Civil, fazem parte dos ministros exonerados pelo Presidente da República, numa lista que inclui igualmente Vitória Dias Diogo, da Função Pública, Soares Bonhaza Nhaca, da Agricultura, Paulo Francisco Zucula, dos Transportes e Comunicações, e Maria Benvinda Delfina Levy, da Justiça.
VICE-MINISTROS
Ainda no quadro do mesmo dispositivo, o Presidente da República exonerou os vice-ministros Henrique Alberto Banze e Eduardo José Bacião Koloma, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José de Jesus Mateus Pedro Mandra, do Interior, Pedro da Conceição Couto, das Finanças, e Victor Bernardo, da Planificação e Desenvolvimento.
Abdul Razak Noormahomed, dos Recursos Minerais, Aida Theodomira da Nobreza Libombo, da Saúde, Luís António Covane e Antónia Joaquim da Costa Xavier Dias, da Educação e Cultura, Victor Manuel Borges, das Pescas, Ernesto Augusto, dos Transportes e Comunicações, Carlos José Castro de Sousa, da Juventude e Desportos, Carmelita Rita Namashulua, da Administração Estatal, e Catarina Pajume Kassimo, da Agricultura, foram igualmente exonerados pelo Presidente da República.
De acordo com o documento da Presidência da República, Armando Guebuza fez ainda cessar funções os vice-ministros Agostinho Salvador Mondlane, da Defesa Nacional, Gabriel Serafim Muthisse, das Obras Públicas e Habitação, Maria José Lucas, da Função Pública, Abdulremane Lino de Almeida, da Função Pública, Ana Paulo Samo Gudo Chichava, para a Coordenação da Acção Ambiental, e João Kandyane Cândido, da Mulher e Acção Social.
GOVERNADORES
De acordo com os despachos da Presidência da República, foram exonerados os governadores Carvalho Muária, da Zambézia, Alberto Clementino António Vaquina, de Sofala, Telmina Manuel Paixão Pinho Pereira, da província do Maputo, Arnaldo Vicente Ferrão Bimbe, do Niassa, e Ildefonso Ramos Domingos Muanantatha, da província de Tete.
Armando Guebuza exonerou ainda Rosa Manuel Andrade Silva, governadora da cidade de Maputo, Felismino Ernesto Tocoli, governador da província de Nampula, Francisco Itai Meque, governador da província de Inhambane, Eliseu Joaquim Machava, governador da província de Cabo Delgado, Maurício Vieira Jacob, governador da província de Manica, e Raimundo Maico Diomba, governador da província de Gaza.
QUADROS DA PRESIDÊNCIA
Os documentos da Presidência da República indicam ainda que Armando Guebuza exonerou Eduardo da Silva Nihia, Manuel Renato Matusse, Neuza Cristina Meneses de Matos, Carlos Zacarias Pessane, Carlos Alberto Simango e Emílio Américo Lopes de Araújo, conselheiros do Presidente da República.
Foram igualmente exonerados Marlene Sinoda de Anselmo Magaia, adida de Imprensa do Presidente da República, Arlete Matola, chefe do Gabinete de Estudos, e Maria Inês Moiane, secretária do Presidente da República.
No quadro destes dispositivos, cessam igualmente funções Samuel Adival Massinga, director do Gabinete do Presidente da República, Flávia Justina Manuel Zimba Cuereneia, directora do Gabinete da Esposa do Presidente da República, e Amade Miquidade, secretário-geral do Conselho Nacional de Defesa e Segurança.