O primeiro comboio a escalar a vila de Moatize foi recebido por alguns membros do Comité Central da Frelimo, deputados da Assembleia da República pela bancada da Frelimo, membros dos governos provincial e distrital e a população em geral, que acorreu à Estação dos Caminhos de Ferro no município da vila de Moatize.
Adelino Andissene, administrador de Moatize, disse que a circulação do comboio vai trazer muitos benefícios para a província e a população que vive ao longo daquela via férrea de Sena.
“Ainda não estamos satisfeitos, porque ainda não vimos o impacto dos serviços deste comboio no seio da população no âmbito do programa de combate à pobreza que ainda grassa a população, sobretudo no meio rural. É verdade que as populações que vivem por onde passa a linha-férrea de Sena vão saber aproveitar melhor esta oportunidade transportando os seus produtos agrícolas excedentários para os centros comerciais da vila de Moatize e da cidade-capital da província, assim como as facilidades de locomoção; disse Andissene.
Entretanto, Paz Catruza, director provincial dos Transportes e Comunicações em Tete, disse por seu turno que com a chegada do comboio da Beira a Tete vai se acelerar o projecto de exploração de carvão mineral programado para finais deste ano e princípios de 2011, transportando diverso material e equipamento a partir do Porto da Beira para as empresas Vale Limitada e Riversdale.
Aquele responsável assegurou que a partir deste mês de Fevereiro reinicia o transporte de passageiros da Beira a Tete e vice-versa a preços baixos, o que vai contribuir para o combate aos preços praticados pelos transportadores privados nas carreiras que ligam Tete e Beira, assim como da cidade de Tete às localidades de Doa, Mutarara Velha e Nyamawábuè sede distrital de Mutarara.
Paz Catruza disse também que o comboio vai trazer muitas vantagens para a província, uma vez que passarão a chegar mercadorias em tempo útil para o abastecimento da província, entre as quais produtos alimentares, equipamentos hospitalares e material escolar.
- BERNARDO CARLOS