Após a publicação da notícia do Canalmoz (17 de Fevereiro de 2010), e na sequência de comentários feitos no “Moçambique para Todos” por diversos visitantes, procedi a uma comparação entre aquilo que João Cabrita escreveu em “Mozambique – The Tortuous Road to Democracy” e o que consta do Capítulo 7 do livro de Godfrey Mwakikagile, “Nyerere and Africa: end of an era”.
Ambos os capítulos encontram-se disponíveis na Internet. O de João Cabrita na página electrónica da editora Palgrave Macmillan; e o de Godfrey Mwakikagile no Google em:
De ambos os capítulos extraí diversos trechos que coloquei lado a lado para se poder efectuar uma comparação. O documento contendo esses trechos pode ser consultado mais abaixo.
De facto, em nenhuma parte da obra de Godfrey Mwakikagile vem citado o livro “Mozambique – The Tortuous Road to Democracy”, nem o nome do seu autor, embora estivesse claro para o escritor tanzaniano – ou para qualquer pessoa, aliás – que o documento PDF obtido em www.palgrave.com / pdfs/0333920015.pdf era de um livro, documento esse que, para além do Capítulo 1, contém ainda o sumário de todos os capítulos e o índice remissivo assim como o título de capa. Para se obterem outros dados do livro, em particular os do seu autor, bastaria que Godfrey Mwakikagile acedesse ao domínio electrónico da editora Palgrave Macmillan : www.palgrave.com
Posto isto, duas questões se levantam:
Uma, é se Godfrey Mwakikagile não terá sentido curiosidade em saber quem havia escrito a matéria que ele utilizou de forma tão profusa e abundante no seu livro, sem citar o autor, incorrendo assim no risco de vir a ser acusado de plagiador.
A outra, é saber o motivo que terá levado Godfrey Mwakikagile a não atribuir às partes retiradas do livro de João Cabrita a única fonte de que aparentemente dispunha, ou seja, “www.palgrave.com / pdfs/0333920015.pdf”, nem tão pouco a inserir essas mesmas partes entre aspas, como mandam as mais elementares regras editoriais, evitando assim dar a entender aos incautos de que essa matéria era de sua lavra.
Veja a comparação de textos em
Download Cabrita e Mwakikagile