- A reunião, que junta investigadores na área de saneamento e higiene de Ghana, Moçambique, India, Burkina Faso e Holanda, visa harmonizar a forma e procedimentos de gestão da informação e dados de pesquisa do WASHCost em cinco países.
Arrancou hoje na cidade de Haia, Reino dos Países Baixos, a reunião global do projecto WASHCost sobre a harmonização dos critérios de recolha, classificação e gestão da informação e dados de pesquisa do Projecto WASHCost.
O principal objectivo desta reunião é chegar a um acordo sobre formas de organizar, codificar, armazenar e compartilhar dados de pesquisa do projeto WASHCost. Espera-se que até o final deste encontro de cinco dias se chegue à formas partilhadas de como criar um sistema fácil e transparente que permita à equipe de WASHCost e não só possam rastrear a origem de cada dado, se e quando necessário.
Falando no acto do encontro, Catarina Fonseca, Directora do projecto, disse: “as informações coletadas no âmbito da pesquisa do projeto WASHCost, precisam ser organizadas e armazenadas de forma transparente e responsável, de modo a permitir que as pessoas saibam em que dados se baseam a informação que nós iremos produzir”.
WASHCost é um projecto de pesquisa de 5 anos sobre os custos inerentes aos serviços de abastecimento de água, saneamento e higiene nas zonas rurais e peri-urbanas que tem como objectivo esclarecer os custos envolvidos em toda a estrutura do serviço.
O objectivo do projecto é colocar à disposição dos decisores, informação relevante sobre custos unitários que possam ser usados nos processos de planificação e orçamentação.
O projecto é financiado pelo IRC da Holanda e implementado em quatro países, nomeadamente Burkina Faso, Ghana, Índia e Moçambique.
Para mais informação por favor consulte
ou
ou Contacte
Egídio Vaz
WASHCost Mozambique
Avenida Salvador Allende nº 1017
Telefone: +258 82 306 07 63
e-mail: [email protected]