A policia na Africa do Sul disparou balas de borracha pra dispersar centenas de pessoas que protestavam pelo terceiro dia consecutivo contra as condições de vida numa township na província de Mpumalanga, do norte do país.
Residentes de Balfour incendiaram uma biblioteca local e montaram barricadas com materiais a arder. A polícia detve pelo menos 20 pessoas.
Um correspondente da BBC diz que as pessoas estão furiosas porque uma companhia mineira local quebrou promessas de lhes dar emprego.
Durante protestos na segunda-feira, lojas pertencentes a estrangeiros foram atacadas por multidões e escritórios municipais danificados.
O ministro da Educação de Mpumalanga, Reginah Mhaule, pediu aos residentes locais para permitirem o prosseguimento das aulas, numa altura em que as escolas se prepararam para exames finais.
Segundo a agência de notícias sul africana, Sapa, os protestos ocorrem dois dias antes do discurso sobre o Estado da nação a ser proferido pelo presidente Jacob Zuma, que visitou a área o ano passado, durante tumultos semelhantes.
BBC – 09.02.2010