Um dos principais objectivos do Instituto Nacional de Estatística (INE), para o presente ano, é o melhoramento dos processos de planificação da actividade da estatística nacional. Assim, segundo indicou o porta-voz daquela instituição, Marcelino Silva, em entrevista ao nosso jornal, para a prossecução do tal objectivo, o INE vai prosseguir com a criação das bases para a produção de estatísticas territoriais, que reflictam a realidade do distrito, na sua qualidade de base da planificação do desenvolvimento nacional, e vai também melhorar os processos de planificação da actividade estatística nacional.
Ainda segundo Marcelino Silva, este objectivo foi traçado durante o Décimo Terceiro Conselho Coordenador Alargado desta instituição, que se realizou entre os dias 15 e 17 de Março, na província de Gaza. Esta reunião decorreu sob o lema “Novos Desafios da Estatística Rumo ao Desenvolvimento Nacional”. O nosso entrevistado acrescentou que o encontro fez ainda uma análise circunstanciada do nível da execução das actividades inscritas no plano de actividades do Sistema Estatístico Nacional (SEN) relativo a 2009.
Esta reunião do INE foi dirigida pelo presidente do mesmo, João Dias Loureiro, que se fazia acompanhar pelos vice-presidentes para as áreas de demografia e de economia, nomeadamente Manuel da Costa Gaspar e Valeriano da Conceição Levene.
No encontro foi ainda recomendado que se prossiga a implementação do sistema de gestão de desempenho da administração pública, como forma de assegurar uma melhor gestão dos recursos humanos.
Leia em http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=7570