O administrador distrital, Fernando de Sousa Bemane, revelou que do levantamento preliminar realizado indica que 2500 famílias foram afectadas, por isso necessitam de apoio alimentar de emergência, dadas as características geográficas do distrito ciclicamente afectado pela seca e cheias.
"As chuvas caíram atempadamente, com uma interrupção normal para o desenvolvimento das culturas. De repente na segunda semana de Fevereiro, começou a chover demasiadamente na Zâmbia e no Zimbabwe. Aqui no distrito, como estamos numa zona baixa e de confluência dos rios Zambeze e Aruângua, as áreas produtivas ficaram submersas com culturas em fase de desenvolvimento", disse Bemane.
Aquele administrador apontou que o Governo local, em coordenação com a direcção provincial da Agricultura, vai adentro dos próximos dias, promover feiras agropecuárias para a venda, a preços simbólicos, de insumos agrícolas, como sementes de hortícolas, milho e outras culturas tolerantes à seca como batata-doce, mandioqueiras, entre outras.
"Estamos a trabalhar na sensibilização das comunidades para fazerem o uso correcto das sementes a serem lançadas à terra, nas zonas baixas, para a prática da segunda época agrícola e uma austeridade na comercialização dos excedentes de produção da campanha finda, para não provocar rotura na segurança alimentar das famílias", acrescentou Fernando Bemane.
Por outro lado, o administrador de Zumbo disse que para fazer face a possíveis bolsas de fome em algumas zonas do distrito, os beneficiários do Fundo de Desenvolvimento de Iniciativas Locais, vulgo 7 milhões de meticais, foram aconselhados a aplicar o dinheiro emprestado para a comercialização de cereais com destaque para milho para abastecer as zonas afectadas pela calamidade.
O distrito de Zumbo, localizado na parte oeste da província de Tete, as margens dos rios Zambeze e Aruângua, a montante da Barragem Hidroeléctrica de Cahora-Bassa, a cerca de 520 quilómetros da cidade de Tete, ocupa uma área de 12.040 Km2, habitado por 56.350 pessoas, segundo o censo de 2007.
Ecologicamente, Zumbo apresenta duas condições adversas, sendo a zona planáltica, que compreende os postos administrativos de Muze e Zambue, com solos férteis e bastante produtivos, e a região baixa com solos semi-áridos, propensos a riscos cíclicos de calamidades, como cheias, inundações e seca, que compreende o posto administrativo de Zumbo-sede, ocupando toda a margem dos rios Zambeze e Aruângua.
- Bernardo Carlos