As comemorações da semana internacional de livro e do direito do autor, que decorreram recentemente em Maputo, foram uma ocasião para novas oportunidades de conhecimento e de elevação da cultura. Na ocasião, foi apresentada a obra “Ilha de Moçambique”, de Aurélio Rocha, Augusto Nascimento e Eugénia Rodrigues, e editada pela “Alcance”.
A obra contém um conjunto de fotografias e resulta de uma pesquisa feita durante um ano no local que foi declarado Património Cultural da Humanidade, em 1991, pela UNESCO.
“Apesar de haver muito escrito sobre a ilha, entendemos que ainda há muito por se pesquisar”, afirma Aurélio Rocha, explicando que “observámos as vivências e convivências culturais das suas gentes com diversas peças monumentais que compõem o local. Portanto, foi gratificante perceber que as pessoas não marginalizam os traços históricos da ilha”.
Em relação ao livro, Rocha afiança que, para além de ser mais uma fonte de conhecimento, poderá servir de guia para quem fizer uma eventual visita à Ilha de Moçambique. (Inocêncio Albino)
CANALMOZ – 27.04.2010