Está na origem do adiamento, em plena sala de julgamento, o facto de a defesa dos indiciados Sabite Abudo e Medala Ajabo ter exigido a presença de um outro indiciado, Fernando Macangila, que não se encontrava na sala de audiência, pois está detido na cadeia civil de Lichinga, respondendo a um outro processo.
C.A sofreu uma agressão em Novembro de 2009, aos 16 anos de idade e em consequência disso lhe foram decepados os órgãos genitais, numa altura em que apascentava cabritos nas proximidades do Centro Infantil de Lichinga, onde os indiciados trabalhavam como guardas.
Os alegados suspeitos, Sabite Abudo e Medala Ajabo arrastaram o menor para o meio do pinhal na zona da Mecanagro, onde lhe extraíram os órgãos genitais, de seguida o abandonado no local, onde viria a ser encontrado e socorrido para o Hospital Provincial de Lichinga.
Os órgãos extraídos não foram achados no local do crime, o que levanta suspeitas de terem sido usados para actos inconfessáveis, numa altura em que crescem rumores sobre a venda de órgãos humanos em diversas comunidades.
Participado o caso à Polícia, as investigações levaram à detenção dos suspeitos e a instauração de um processo com o nº. 5/2010, que corre os seus trâmites na Segunda Secção do Tribunal Judicial Provincial do Niassa.
O julgamento ora adiado será retomado logo que a Procuradoria da Cidade de Lichinga responder ao ofício do tribunal que julga o caso. Refira-se que o advogado dos dois réus solicitou ao juiz a presença de Fernando Macangila.