A iniciativa é do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) e tem por objectivo melhorar a recolha de resíduos sólidos nas zonas críticas e devolver o ambiente agradável à cidade capital.
Segundo o chefe do Departamento de Gestão de Resíduos Sólidos no CMCM, Domingos Chivambo, a ideia de solicitar os militares para apoiarem na limpeza da cidade surge da necessidade de remover os resíduos sólidos transportados pelas águas das chuvas que se fazem sentir nos últimos dias e que transportam muito lixo.
“Nós sentimos que as chuvas que abalam a nossa cidade durante alteram por completo a imagem da capital, daí que pedimos o apoio das FADM para nos ajudarem na limpeza”, disse a fonte, acrescentando que “nós temos vindo a trabalhar com o efectivo das FADM em situações de emergência como estes. A cidade estava muito suja e tínhamos que fazer algo para inverter o cenário”.
Divididos em vários grupos, os militares já limparam as avenidas Eduardo Mondlane, Irmãos Ruby e Vladimir Lénine e nos próximos dias trabalharão nas avenidas 25 de Setembro, 24 de Junho, Guerra Popular, Karl Mark, do Trabalho, de Moçambique, Acordos de Lusaka, FPLM e de Angola. De acordo com o nosso interlocutor, está agendada a limpeza de outros pontos da cidade.
“Estamos a recolher o lixo nas estradas e diminuir a quantidade de areia nalgumas vias bastante assoreadas”, a fonte.
Explicou não haver previsão quanto à duração do projecto, mas o exército estaria sempre disponível para continuar a prestar a sua contribuição para o bem-estar dos moradores desta urbe.
“Nós temos vindo a pedir apoio às FADM na limpeza da nossa cidade e à medida que o projecto vai ganhando aceitação poderá abranger outras artérias. Com o envolvimento dos militares pretende-se também sensibilizar os munícipes a contribuírem na limpeza da capital.