ZIMBABWE
Robert Mugabe é um dos maiores latifundiários do Zimbabwe, segundo investigações levadas a cabo pelo semanário «Sunday Times» de Joanesburgo. O jornal refere que Mugabe e a família são proprietários de pelo menos 10 fazendas agrícolas em nome da empresa «Gushungo Holdings (Pvt) Ltd». Gushungo é o nome do clã Mugabe. Através desta empresa, a família Mugabe é dona das propriedades agrícolas Mazowe, Sigaro, Leverdale e Bassiville. As investigações revelam que a empresa possui
Em 2008, oito anos após o início da chamada “reforma agrária” introduzida pelo regime da ZANU-PF, a esposa de Mugabe, Grace, apoderou-se da propriedade agrícola «Gwina Farm» pertencente ao juiz Ben Hlatshwayo. Grace Mugabe, que tem como madrinha de casamento Graça Machel, serviu-se da «Gushungo Holdings (Pvt) Ltd» para se apoderar dessa fazenda, tendo prometido a Ben Hlatshwayo que em troca lhe entregaria uma outra fazenda pertencente a uma instituição estatal na região de Mutare. A esposa de Mugabe serviu-se ainda do então ministro da segurança, Didymus Mutasa, para forçar o juiz a abandonar a propriedade agrícola.
O Grémio dos Agricultores Comerciais do Zimbabwe diz que a família de Mugabe é dona de várias outras fazendas, incluindo a «Foyle Farm», confiscada ao fazendeiro Ian Webster no âmbito da referida “reforma agrária”. Esta fazenda, que passou a ser designada de «Gushungo Dairy», esteve recentemente envolvida numa polémica com a empresa suíça, Nestlé.
A família Mugabe é igualmente dona da fazenda «Iron Mask Farm», de
Para além do juiz Ben Hlatshwayo, a família Mugabe apoderou-se igualmente da fazenda «Gwebi Wood Farm», de
Robert Mugabe dispõe de uma fazenda conhecida por «Highfield», situada na região de Norton. Com uma área de
CANALMOZ – 26.04.2010