A secretária de Estado para o Desenvolvimento Internacional do Reino da Noruega, Ingrid Fiskaa, anunciou terça-feira um financiamento de 19 milhões de euros para o sector das pescas em Moçambique, nomeadamente para o combate à pesca ilegal.
Moçambique tem apenas um barco de patrulha marítima alugado com um raio de acção até
A governante que a Noruega vai continuar a apoiar Moçambique no sector das pescas no âmbito do acordo de quatro anos rubricado recentemente com o Governo de Moçambique que prevê assistência técnica a o sector nomeadamente na luta contra a pesca ilegal em Moçambique.
No ano passado, o "Kuswag I" patrulhou vastas áreas da costa moçambicana durante 150 dias, tendo feito mais de 1800 inspecções e detectado 20 navios comerciais, 80 navios semi-industriais e 64 navios pequenos.
A pesca ilegal em Moçambique pode ter “sérias implicações para a economia moçambicana”, reconheceu entretanto à agência de noticias Lusa o vice-ministro das Pescas moçambicano, Gabriel Muthisse.
“Moçambique só tem capacidade de monitorar até
“As maiores perdas ocorrem na área onde se pesca o atum, porque a nossa capacidade de chegar lá é muito pequena ainda,porque é depois das