“Presidência aberta” em Tete
“A criação de gado no distrito está comprometida, os ladrões muitas vezes são provenientes da província de Manica. Trazem camiões para transportar o gado roubado, e, quando conseguimos capturar os ladrões e os entregamos às autoridades policiais, volta e meia são libertados sem que tenham sido julgados”, queixou-se um cidadão que pediu a palavra, e fez lembrar que “existem funcionários do Estado que recebem salário do erário público para combater ladrões.”
Na visita à província de Tete, o chefe do Estado não é só brindado com o sucesso dos projectos de exploração do carvão mineral de Moatize. No distrito de Changara, Armando Guebuza foi confrontado pela população de Ntemangau – uma povoação do distrito – com problemas de fome permanente, que está a ceifar vidas das pessoas. Esta situação pode ser considerada como um certificado do fracasso da propalada “revolução verde”.
Guebuza visita a província de Tete numa altura em que os distritos do sul da província sofrem de seca, situação que resultou na baixa produção agrícola na presente campanha, gerando fome na população.
Para além da fome, a população do povoado de Ntemangau apresentou o problema de roubo de gado bovino na região. “A criação de gado no distrito está comprometida, os ladrões muitas vezes são provenientes da província de Manica. Trazem camiões para transportar o gado roubado, e, quando conseguimos capturar os ladrões e os entregamos às autoridades policiais, volta e meia são libertados sem que tenham sido julgados”, queixou-se um cidadão que pediu a palavra, e fez lembrar que “existem funcionários do Estado que recebem salário do erário público para combater ladrões.”
Centro de Saúde com problemas
Outra questão levantada pela população de Ntemangau é o funcionamento da unidade sanitária local que, segundo foi referido no comício, possui apenas um enfermeiro e uma parteira, situação que compromete o atendimento digno dos pacientes, disse um cidadão de nome Rondane Khaunde, que acrescentou estar a falar em representação do povoado.
“Pedimos igualmente bombas movidas pelo pé, para ajudar a irrigação dos campos agrícolas na segunda campanha que foi lançada recentemente pelo Governo,”, disse Khaunde.
Guebuza anota as preocupações
O presidente da República disse ter anotado as preocupações levantadas pela população, prometendo resolvê-los.
Sobre a fome, Guebuza reconheceu a preocupação, tendo apelado à população para aderir à segunda campanha agrícola.
“A Assembleia da República acabou de aprovar o Plano Quinquenal e a maior preocupação nossa é melhorar a vida do povo moçambicano. Temos que trabalhar arduamente para reduzir a pobreza no nosso país”, afirmou Armando Guebuza.
O presidente da República visita, na província de Tete os distritos de Moatize, Cahora Bassa, Macanga e Tsangano. (Jorge Mirione)
CANALMOZ – 15.04.2010