No passado domingo, um grupo de assaltantes, munidos de armas de fogo, assaltou uma família de turistas que se encontrava a passar férias na praia de Morrumbene, na província de Inhambane. Um porta-voz da estância turística escusou-se a dar pormenores sobre o infortúnio dos turistas, mas de acordo com o jornal “The Mercury”, que se publica em Durban, as vítimas foram identificadas como Leon, de 55 anos, e Vanetia Scott de 45 anos, ambos de Pretória, e os respectivos filhos, Leovan de 11 anos e Vevina de 6 anos, para além dos sobrinhos Victor Khan, de 22 anos de idade, originário da Cidade do Cabo, e Bevil Mellen, de 34 anos, residente em Joanesburgo.
O periódico sul-africano cita a mãe de Victor Khan como tendo dito que os assaltantes amarraram as vítimas, tendo depois roubado carteiras e telemóveis. As vítimas pretendiam abandonar Moçambique depois do incidente, mas a Polícia insistiu que permanecessem no nosso país até à conclusão das investigações. Após o assalto, a família de turistas sul-africanos foi transferida para uma estância na praia do Tofo.
Trata-se do terceiro ataque deste género ocorrido na província de Inhambane no espaço de uma semana. No dia 5 de Abril, quatro homens armados atacaram um carro conduzido por turistas sul-africanos naquela província. De acordo com uma fonte policial, os assaltantes estavam munidos de uma pistola e de uma arma de gás lacrimogéneo. Um outro jornal sul-africano, “Beeld” informa que três homens armados atacaram 16 sul-africanos que se encontravam hospedados na vila de Chissibuca, igualmente no dia 5 do corrente mês de Abril. As vítimas foram encerradas nos quartos, tendo uma mulher sido violada. (Redacção / The Mercury / Beeld)
Inhambane
Outros turistas assaltados em Zavala
– confirma o porta-voz do Comando Geral da PRM, Pedro Cossa
Dois cidadãos estrangeiros que estavam hospedados na estância turística “Kanda”, no distrito de Zavala, na província de Inhambane, foram severamente molestados, e foram-lhes roubados os respectivos pertences, de entre eles uma viatura da marca Mitsubishi e uma soma em dinheiro avaliada em mais de 75 mil rands, por dois malfeitores, durante um assalto à mão armada, na madrugada do último fim-de-semana.
Segundo Pedro Cossa, porta-voz do Comando Geral da PRM ainda não tem pistas sobre os malfeitores, apenas encontrou a viatura, roubada na estância turística, abandonada algures em Gaza.
Cossa acrescentou ainda que esta acção praticada pelos malfeitores pode criar desinteresse por parte de estrangeiros e até de nacionais que visitam estâncias turísticas no país.
A viatura da marca Mitsubishi roubada e depois abandonada tinha no seu interior duas armas de fogo, munições dispersas e licença de porte de arma. (Conceição Vitorino)
CANALMOZ – 14.04.2010