Moçambique figura no pelotão da frente relativamente aos países da SADC que vão introduzir o visto único para o turista, mais conhecido por UNIVISA.
Trata-se de uma experiência-piloto que vai abranger além de Moçambique, a África do Sul, Zimbabwe, Namíbia, Botswana e Swazilandia.
Os promotores da iniciativa pretendem produzir o UNIVISA, o máximo ate Junho de modo a atrair o turismo para a região, a luz do Mundial de Futebol a realizar-se na África do Sul.
Neste momento decorre a selecção da empresa que vai desenhar o software e todos os aspectos técnicos inerentes a produção de um visto devidamente informatizado e seguro.
O UNIVISA vai permitir com que turistas provenientes da Europa e dos Estados Unidos possam viajar com um único visto na região, flexibilizando a entrada e a saída em cada em cada um dos países.
Falando à Rádio Moçambique em Blantyre, a Secretária Permanente do Ministério do Turismo, Fernanda Matsinha, disse que o nosso país está apostado a fazer da indústria turística uma das principais fontes de emprego e de captação de receitas.
Fernanda Matsinha representou Moçambique na RITOSA, Conferência Regional sobre o Turismo na África Austral, que terminou esta quarta-feira em Blantyre.
Durante a Conferência, Moçambique foi eleito vice-presidente do Conselho da Administração da RITOSA.
Neste órgão, Moçambique será representado pelo Sector Privado através do doutor Lucas Chachine, da CTA.
A RITOSA é um órgão da SADC virado a promoção e desenvolvimento da industria turística dentro e fora da região.
Durante o encontro de Blantyre, os dirigentes turísticos do Malawi reconheceram que não há grandes esperanças sobre a possibilidade de se obter alguns dividendos decorrentes do Mundial de Futebol a ter lugar na África do Sul.
O director do Turismo no Ministério malawiano do Turismo, Fauna e Cultura, Isaac Katopola, disse que o Malawi poderá apenas contentar-se com a sua participação no Festival a ter lugar durante o Mundial de Futebol, onde, à semelhança de outros países da SADC, vai expor as suas potencialidades turísticas e outros recursos de que dispõe.
Rádio de Moçambique – 22.04.2010