5 de Maio, novos episódios da série "A Guerra" na RTP 1
"A Guerra" está de volta à RTP com novos episódios. Joaquim Furtado apresenta-nos novos episódios desta surpreendente série sobre a "Guerra do Ultramar".
Joaquim Furtado tem procurado, com esta série documental, descrever o que foi a guerra (nos seus aspectos militares, políticos e sociais) que, entre 1961 e 1974, opôs as forças armadas portuguesas e os movimentos de guerrilha que lutavam pela independência de Angola, de Moçambique e da Guiné, territórios então sob administração portuguesa. Um conflito que os africanos designaram por guerra de libertação nacional, e os portugueses por guerra do Ultramar ou guerra colonial.
O autor assenta a estruturação do trabalho em alguns pilares fundamentais: filmes, fotografias e documentação da época (foram consultados de forma exaustiva, os principais acervos disponíveis); entrevistas com os protagonistas do conflito, militares e civis, africanos e portugueses (foram gravados mais de duas centenas de testemunhos); reportagens em lugares especialmente significativos da guerra (com a presença e o encontro entre si de portugueses e africanos, ex-combatentes); “reconstituição” gráfica de alguns dos principais episódios militares que marcaram o conflito. O recurso a gravações radiofónicas da época permitiu complementar imagens, até aí limitadas na sua expressão.
Do material recolhido resultou a revelação e aprofundamento de muita documentação, tendo havido a preocupação de contextualizar esse material, nomeadamente filmes. Por outro lado, quanto aos testemunhos, o objectivo do projecto foi favorecido pelo facto de terem passado mais de trinta anos sobre o fim do conflito, o que se traduziu numa maior disponibilidade, por parte dos entrevistados, para a abordagem de assuntos traumáticos como os que a guerra envolve.
O autor procura narrar o conflito ao ritmo a que ele se desenrolou, em simultâneo, em Angola, na Guiné e em Moçambique pelo que, cada episódio contempla sempre mais do que um dos territórios.
Conhecimento do terreno. Factor surpresa. Força avassaladora.
Não perca, a partir de 5 de Maio na RTP 1. Clique aqui para saber a hora de emissão deste documentário.