O Instituto Politécnico de Viseu e o Instituto Superior de Artes e Cultura (ISAC) de Moçambique firmaram protocolo de cooperação entre as duas instituições no pretérito dia 12 do corrente.
Um compromisso de cooperação nos domínios da formação e investigação, prestação de serviços à comunidade e de valorização económica do conhecimento.
A promoção do intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes e o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres nacionais e estrangeiras, são outras áreas a desenvolver no âmbito deste protocolo, que visa, de igual modo, a realização conjunta de cursos de pós-graduação, acções de formação e seminários, formação de docentes do ISAC e projectos e trabalhos de investigação de interesse comum.
Para o Presidente do IPV, este compromisso "decorre da missão e da opção estratégica do IPV de aprofundar a dimensão internacional do Politécnico através do estabelecimento de parcerias e desenvolvimento de programas que facilitem a mobilidade de docentes e estudantes das duas instituições.
Neste contexto, tem especial atenção a cooperação com os países de expressão portuguesa, da África ao Brasil, sem esquecer Timor e também Macau, actualmente Região Administrativa Especial da República Popular da China". O Eng.º Fernando Sebastião enfatizou o facto deste protocolo ser "o primeiro protocolo assinado pelo IPV com uma instituição de ensino superior moçambicana", bem como "a importância da arte em contexto de educação formal, por nos permitir um contacto próximo com a nossa e com outras culturas", concluindo a sua intervenção na firme convicção que o celebrar deste compromisso não será somente mais protocolo, mas sim "o princípio de uma cooperação profícua entre as duas instituições".
O Dr. Filimone Meigos, Director Geral do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISAC) de Moçambique, congratulou-se com as linhas gerais deste protocolo, bem como com a parceria de cooperação estratégica firmada com o Instituto Politécnico de Viseu. Na sua alocução, referência especial aos "três vectores orientadores da instituição: (ISAC): o ‘saber’, o ‘saber fazer’ e o ‘saber estar’: O Dr. Filimone Meigos relevou ainda a importância desta parceria no caminho da excelência que esta instituição pretende trilhar".
Serviço de Comunicação, Cultura e Documentação do IPV