Durante o primeiro trimestre do corrente ano
Receitas do Estado caíram no primeiro trimestre cerca de 70%
A província de Manica obteve uma produção global avaliada em 1 164 000 MT, valor muito abaixo dos 9 870 000 MT planificados, para o primeiro trimestre de 2010. Esta produção representa uma realização na ordem de 11,8% do planificado. Os dados foram apresentados no informe da província de Manica, pela governadora da província, Ana Comoane, durante a visita do presidente da República, Armando Guebuza, ao distrito de Báruè.
Segundo o informe, que se destinava a apresentar o Balanço do Plano Económico e Social e a avaliação dos cem dias de governação da actual equipa, a contribuição por sectores foi a seguinte: Agricultura e Pescas com 44%; Transportes e Comunicações com 27,4%; Indústria e Comércio com 27%; e Turismo com 7%.
Os resultados negativos da economia provincial foram explicados e associados aos efeitos da seca e da queda tardia das chuvas.
Relativamente à colecta de receitas para os cofres do Estado, durante o primeiro trimestre o nível de realização situou-se em 27,27%.
30 pessoas morreram vítimas de ataques de animais selvagens
A província de Manica registou, ainda no primeiro trimestre deste ano, cerca de 30 vítimas de ataque de animais bravios.
O informe não menciona os distritos que têm registado casos destas naturezas, somente indica as espécies animais que têm realizado estes ataques mortais contra pessoas: elefantes, crocodilos, hipopótamos e cobras.
(José Jeco)
CANALMOZ – 31.05.2010