Consumo excessivo de álcool e de estupefacientes é apontado como uma das razões para o recrudescimento da criminalidade
Os actos de agressão entre moradores locais, com recurso a armas brancas (catanas, facas, chaves de fenda, etc.), estão a aumentar no distrito de Guro, província de Manica, segundo dados estatísticos referentes aos primeiros seis meses do presente ano.
Segundo o procurador-chefe do distrito de Guro, Manuel Machaze, a maioria dos praticantes deste tipo de crimes incorre neles depois de ter ingerido excessivamente bebidas alcoólicas, ou fumado cannabis sativa, vulgo suruma.
Entretanto, Machaze avança que desde a implantação da procuradoria distrital em Setembro do ano passado, o maior número de crimes notificado e passados a devida acusação para o tribunal local, estão ligados ao consumo de drogas.
“Estamos preocupados com casos ligados ao consumo de estupefacientes, vulgo suruma e álcool. Muitos dos casos de criminalidade têm-se registado apôs o consumo deste produto ”, disse a fonte, tendo acrescentado que ‘’o maior número de indivíduos detidos diz respeito a casos ligados a crimes sob influência de álcool e drogas, a nível deste distrito’’, frisou.
Machaze avança que está em curso um trabalho de sensibilização à comunidade local para não cultivarem produtos proibidos no nosso país. (José Jeco)
CANALMOZ – 29.06.2010