A nível internacional
– diz Maria Angelina Enoque em “Grande Entrevista”ao Canal de Moçambique
A acumulação de cargos de deputados e de chefia nas empresas públicas, geridas pelo Estado, é marca dos deputados da Frelimo. Margarida Talapa, na mCel, Mateus Katupha, na PETROMOC, Virgília Matabele, na INATUR, e Manuel Tomé, na HCB, são alguns dos deputados que acumulam cargos de chefia nas empresas públicas, só para citar alguns exemplos. Esta situação, cujos próprios deputados acumuladores dizem ser “legal”, deixa a oposição e algum sector da opinião pública perplexos. Em “Grande Entrevista” ao semanário Canal de Moçambique, a chefe da bancada da Renamo, Maria Angelina Enoque, diz que o parlamento moçambicano é conhecido noutros países por ser composto por deputados do partido Frelimo que ao mesmo tempo ocupam cargos de chefia no Governo.
Maria Angelina Enoque diz que o que o partido Frelimo quer fazer acreditar ao povo moçambicano é que pode acontecer num mesmo jogo o árbitro ser o próprio jogador. “Como é que alguém pode fiscalizar as suas próprias actividades, sabendo este que lhe trazem ganhos adicionais na renda final”. Segundo a chefe da bancada da Renamo, a justificação de que a lei permite é para apadrinhar a ilegalidade, porque bom número de deputados da Frelimo ou é Presidente de Conselho de Administração (PCA) ou tem outro cargo de chefia a nível do Estado.
Maria Angelina Enoque faz análise do funcionamento da Assembleia da República, que na sua opinião anda a reboque do Executivo, “tudo por culpa dos deputados do partido Frelimo que têm instruções claras para votar e aplaudir tudo que vem do Governo”.
Nesta entrevista, Maria Angelina nega que o maior problema do partido Renamo seja o líder Afonso Dhlakama, e continua a dizer que os problemas são as intimidações políticas e fraudes. A chefe da bancada da Renamo não vê motivos para Dhlakama deixar de ser presidente do maior partido da oposição. Aliás, segundo disse, Dhlakama reúne todas as condições para voltar a candidatar-se nas tão aguardadas eleições de 2014.
Acompanhe na íntegra a entrevista que a chefe da bancada da Renamo, Maria Angelina Enoque, concedeu ao semanário Canal de Moçambique, a ser publicada na edição desta quarta-feira (30 de Junho de 2010). (Matias Guente)
CANALMOZ – 29.06.2010