DISTRITO DE BÁRUÈ - MANICA
29 de Maio de 2010
Por: JOHN CHEKWA |
Cerca de 20 trabalhadores da obra do mercado novo da Vila de Catandica, no distrito de Báruè, na província de Manica, foram abandonados com 3 meses sem salários no valor de 56.000,00 Mt pelo empreiteiro Pereira Fernandos Junior.
Segundo os trabalhadores as obras que tinha prazo de 90 dias arrancaram no mês de Setembro de 2009 e paralizaram–se em Janeiro 2010 sem pré-aviso. Tendo aposterior pago salários de alguns meses com excepção do 3 meses cujo o Fevereiro alega que é um incompleto porque tem 28 dias. Ainda disseram que não assinaram contrato de trabalho onde neste momento encontra-se abandonada a obra e os respectivos trabalhadores.
Por seu turno o Presidente do Conselho Municipal, Eusébio Lambo Gondiwa confirmou que Pereira Junior abandonou a obra e deixou acumular os salários até 56 mil meticais.
Gondiwa acrescentou ainda que não é da responsabilidade do município o pagamento dos trabalhadores nem admissão de pessoal, porque o CMVC já pagou ao empreiteiro a 1ª tranche de acordo com o contracto assinado pela ambas partes.
Esta obra custou cerca de 750.000,00 Meticais segundo Eusébio Gondiwa e já esta desembolsado mais de 500.000,00 Meticais.
Perguntado pela imprensa, presidente Gondiwa respondeu que a obra já não tem prazo previsto devido a atitude de empreiteiro e prometeu levar o caso a justiça.
Numa entrevista telefónica com empreiteiro, Pereira Junior desmentiu que não abandonou a obra e prometeu concluir os trabalhos o mais cedo possível e dar a César o que é de César