O Governo disponibilizou cinquenta milhões de dólares norte-americanos para execução de quarenta e dois projectos de reabilitação de infra-estruturas desportivas nas cidades de Maputo e Matola, e nos distritos de Bilene e Chidenguele, que irão acolher os décimos Jogos Africanos em 2011.
As obras, segundo o governo, arrancam a 30 de Agosto de 2010 e deverão ficar concluídas em Março do próximo ano.
Enquanto isso não ocorre prosseguem as obras de conclusão do Estádio Nacional do Zimpeto, a ser inaugurado ainda este ano, como agora se promete, depois de sucessivos adiamentos e greves.
Nas proximidades do estádio nacional do Zimpeto em construção decorre também um trabalho para iniciar a construção da vila dos jogos africanos de 2011, que inclui duas piscinas olímpicas e campos de ténis. As obras serão entregues, segundo o respectivo calendário, no dia 31 de Julho de 2011, cerca de dois meses antes do início dos X Jogos Africanos 2011.
Segundo um comunicado enviado à redacção do Canalmoz, nos arredores do Estádio Nacional do Zimpeto o empreiteiro está a construir 106 edifícios, uns de rés-do-chão e outros de três andares cada um, totalizando 848 apartamentos de tipo três.
A vila, as duas piscinas olímpicas e os campos de ténis vão ficar implantados numa área de
Paralelamente aos preparativos do evento, estão a ser implementadas decisões e orientações saídas do primeiro seminário de Consolidação dos Planos de Actividades, Cronogramas de Acções e Orçamentos dos X Jogos Africanos Maputo 2011, realizado este Julho de 2010, refere o comunicado.
Num contexto de grande apreensão relativamente à capacidade de levar este evento a acontecer, o COJA garante que há trabalhos em curso entre várias partes interessadas no evento, no sentido de garantir a acomodação, alimentação, transporte, saúde, bem-estar e segurança dos participantes.
CANALMOZ – 30.07.2010