Seis pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas ontem na sequência do desabamento de uma mina de tantalite na região de Namagoa, distrito de Mocuba, na província da Zambézia. Entre os feridos consta uma criança.
O Canalmoz apurou que o desabamento foi provocado por acumulação excessiva de areia sobre a mesma mina, pelos garimpeiros ilegais. Antigamente, a mina era explorada por uma empresa denominada «Recursos de Tantalite» e que interrompeu as actividades por motivos não especificados.
As pessoas perecidas no local encontravam-se em mais uma jornada de garimpo ilegal para a comercialização da tantalite, para assegurar a sua sobrevivência. O Governo do distrito de Mocuba disponibilizou assistência às famílias das vítimas e garantiu assumir as despesas das cerimónias fúnebres.
O governador da província da Zambézia e o administrador de Mocuba, Francisco Itai Meque e António Gusse, respectivamente, nas primeiras horas da manhã de ontem (quinta-feira), deslocaram-se ao local do incidente para pessoalmente verem o que teria ditado a morte daqueles cidadãos. Gusse esteve também em casa das famílias enlutadas para endereçar as suas condolências. (Aunício da Silva)
CANALMOZ – 30.07.2010
NOTA:
“O governador da província da Zambézia e o administrador de Mocuba, Francisco Itai Meque e António Gusse, respectivamente, nas primeiras horas da manhã de ontem (quinta-feira), deslocaram-se ao local do incidente para pessoalmente verem o que teria ditado a morte daqueles cidadãos.”
-Se tivessem feito cumprir a lei, não estariam agora a “dar condolências às famílias”. É para isso que são pagos.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE