O Presidente da República Fradique de Menezes está neste momento a empossar Patrice Emery Trovoada como Primeiro-ministro e Chefe do décimo quarto governo constitucional. A equipa governamental que conta com 10 ministros e um secretário de estado, também vai assumir as funções após juramento no salão nobre do palácio do povo.
O décimo quarto governo constitucional de São Tomé e Príncipe, está a ser investido este sábado e apresenta caras novas, como prometeu o Presidente da ADI e Primeiro-ministro Patrice Trovoada. Este será o primeiro a ser investido.
Logo a seguir conforme o decreto Presidencial publicado na noite de Sexta – Feira, serão empossados os novos ministros. Caras novas e frescas. Aliás a própria composição do governo é nova. Insere-se na política de mudança promovida por Patrice Trovoada.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros perdeu o pelouro da Cooperação. Agora é designado de Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades. Sector que foi entregue ao embaixador Manuel Salvador dos Ramos. Figura independente, Salvador dos Ramos, foi embaixador de São Tomé e Príncipe em Angola e mais recentemente no Gabão. (Independente)
O Ministério da Defesa passa também a tutelar o sector da segurança. O jurista Carlos Olímpio Stock é o novo Ministro da Defesa e Segurança Pública. Antigo director do registo civil e notariado, Carlos Stock, deixou o sector do ministério da justiça e passou os últimos 2 anos a
exercer a profissão de advogado. (ADI)
Elísio Osvaldo d´Alva Texeira é o novo ministro da Justiça e Reforma do Estado. Jovem jurista ainda na casa dos 30 anos, e que por sinal já deu provas de competência enquanto quadro superior do Ministério da Justiça, Elísio Texeira, deixa a direcção do registo civil e notariado
para assumir o ministério.(ADI)
Ministério dos Assuntos Parlamentares e da Descentralização, é outra novidade da nova estrutura executiva. Pasta entregue a Arlindo Ramos. Membro da Direcção do partido ADI, Arlindo Ramos, foi durante o regime de partido único, director dos serviços secretos do estado. (ADI)
A nova estrutura criou também um Ministro Secretário-geral do Governo. Afonso da Graça Varela da Silva, jurista de profissão, homem de confiança de Patrice Trovoada assume o cargo equivalente a coordenador geral dos ministros.(?)
O ministério do Plano e Finanças perdeu o pelouro do plano, mas ganhou para si o sector da cooperação internacional. O Ministro das Finanças e da Cooperação Internacional é Américo d´Oliveira dos Ramos. Um quadro do ministério do plano e finanças. Durante largos anos foi director das finanças. Até hoje era director do Tesouro do Ministério das Finanças. (Independente)
Agostinho Quaresma dos Santos Fernandes é outra cara nova e jovem do décimo quarto governo constitucional. Membro da direcção da ADI, foi empossado como Ministro do Plano e Desenvolvimento. Uma pasta nova que por sinal tutela vários sectores da economia, desde agricultura, passando pelas pescas, turismo, comércio e indústria. Um super ministério nas mãos do jovem jurista. (ADI)
Ministério das Obras Públicas e dos Recursos Naturais, é outro mundo de sectores estratégicos reunidos num só pelouro. Um pelouro por sinal difícil, colocado nas mãos de uma das poucas figuras do país até agora livre de qualquer suspeição. Aliás é considerado por muitos como figura que encarna honestidade e carácter. Trata-se do engenheiro Carlos Manuel Vila Nova. O novo ministro foi operador turístico e administrador da agência Mistral Voyage-São Tomé. (Independente)
Ministra da Saúde e dos Assuntos Sociais é Ângela dos Santos Ramos José da Costa Pinheiro. Uma figura da ADI desconhecida nos meios políticos são-tomenses. (ADI)
O Novo governo tem também a pasta da Educação Cultura e Formação. Um sector que passa a ser orientado por um antigo padre. Trata-se de Olinto da Silva Sousa Daio. Recentemente Olinto Daio exercia as funções de Director do departamento do governo vocacionado para novas tecnologias e conhecimento. (Independente)
Com caras frescas e jovens a estrutura do novo executivo não poderia fechar sem anunciar mais uma mocidade governamental. Abenildo d´Oliveira, jovem jornalista formado em Moçambique, na casa dos 30 anos é o Secretário de Estado para Juventude e Desporto. (ADI)
Abel Veiga
Tela Non – 14.08.2010