Da obra de Leonor Xavier "RUI PATRÍCIO - A vida conta-se inteira" (2010) respigo a pergunta acima e a resposta em baixo(pág. 206):
" Um episódio desagradável. Há algum tempo houve várias homenagens ao professor Marcello Caetano aqui em Lisboa, na Universidade, e eu conversando com o cônsul e outras pessoas pensei que seria interessante fazer-lhe também uma homenagem no Rio. Lembrei-me do Real Gabinete Português de Leitura, que é a instituição cultural portuguesa com mais prestígio no exterior e achámos que o Saraiva, que fala muito bem na televisão, seria a pessoa indicada para discursar na homenagem. Telefonei-lhe, a convidá-lo para fazer a conferência. «Dr. Patrício, não posso aceitar!», respondeu ele. «Tenho muita consideração por si, mas sei que o Dr. Marcello Caetano estava feito com o 25 de Abril. O senhor não sabia de nada, mas eu tenho elementos sobre isso.» Eu disse--lhe que, assim, a nossa conversa não ia continuar, por ser absurdo o que me estava a dizer. Mas há uma teoria conspiratória e ele não é o primeiro que me vem com essa história.”
NOTA:
Não terá chegado a altura de o Prof. José Hermano Saraiva justificar porque “o Dr. Marcello Caetano estava feito com o 25 de Abril”?
Seria mais um serviço que prestaria a Portugal e à HISTÓRIA, disciplina que tanto ama.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE