Na Vila de Catandica, Báruè, província de Manica
Por: John Chekwa
31 de Agosto de 2010
Trata-se de 2 ladrões mascarados munidos de 2 armas de tipo pistolas que na noite do ultimo Domingo, 29 de Agosto 2010, pelas 20horas invadiram a residência dos 3 empresários armazenistas de produtos agrícolas no bairro 1° de Maio na Vila de Catandica e apoderaram-se dos bens no valor de quinhentos mil meticais.
Segundo guarda desta residência Bernardino Samson Chingate quando os larápios chegaram, ameaçaram com pistolas apontando na cabeça e exigindo o paradeiro dos patrões e este acompanhou até dentro da casa e de seguida amararam toda família em número de 5 incluindo guarda.
Haquiter Hussein, chefe da família disse a rádio que os ladrões exigiram e apoderaram-se de doze mil meticais, aparelho DVD, 5 celulares, um carro de marca canter de 4 tonelada cor azul com matricula MMR – 10 – 13, para alem de despir e apoderar –se de uma calça causado o prejuízo total calculado em mais de 500 mil meticais.
No outro desenvolvimento estes empresários disseram não estarem satisfeitos com o trabalho da PRM local porque não houve intervenção imediata. Visto que após o incidente reportaram na mesma a noite menos de uma hora e estes só se fizeram presente no local no dia seguinte pelas 10 horas.
Na tentativa de ouvir PRM de Báruè para se pronunciar sobre este caso macabro redundou no fracasso.
Note que estes paquistaneses estão em Moçambique há mais de 10 anos e empregam mais de 200 trabalhadores residentes em Báruè na compra e venda de produtos agrícolas tais como milho, feijão, gergelim entre outros no âmbito de programa de governo Moçambicano na estratégia de combate a pobreza absoluta.