O pedido foi dirigido ao governador da província, Eliseu Machava, depois da inauguração de um edifício de raiz, no qual irá funcionar a Procuradoria distrital, algo novo naquele distrito que não dispunha de instalações para a Justiça.
Eliseu Machava disse que os problemas vão sendo resolvidos paulatinamente, razão por que Macomia tem hoje uma Rádio comunitária, sinal da Televisão de Moçambique, antena de telefonia móvel, um complexo escolar de ensino profissionalizante em fase conclusiva, estrada Macomia-Awasse a ser reabilitada e uma subestação em construção para a distribuição de energia da rede nacional para todos os distritos da região central e norte de Cabo Delgado.
“Tudo isso não tínhamos em Macomia. Estamos a resolver os problemas gradualmente. A seguir, a nossa atenção será para os funcionários, porque estas instalações precisam de quadros. Que não se esqueçam que tudo o que fazemos é para o bem da nossa população. Por isso, o hospital que se pretende seja ampliado, consta das nossas preocupações, simplesmente temos que resolver os problemas de forma paulatina”, disse.
Pelo mesmo diapasão alinhou o administrador de Macomia, Xavier Vansela, que disse que o Governo está à procura de uma procuradoria para apresentar os problemas da população local, almejando a colocação de recursos humanos à altura da modernidade que se vê na infra-estrutura entregue”.
Por seu turno, a procuradora-chefe provincial de Cabo Delgado, Emília Chirindza, disse que o gesto se enquadra no plano de implantação das procuradorias, onde elas não existem, sendo o passo seguinte atingir os distritos de Chiúri e Palma, onde há obras em curso.