CRÓNICA de: Sebastião Cardoso
Dizem, alguns, que o nome de Nampula, vem do régulo Mphula. Aceito, para não tirar mérito ao homem que, consta-se, nunca foi muito fiel aos ocupantes europeus.
A primeira ditadura, a colonial, tentou sempre fazer alianças com os régulos, a segunda ditadura, a marxista-leninista, ostracizou-os. Voltando a Nampula, se formos ate a origem etimológica da palavra, pararemos no vocábulo macua epula, que traduzido para a língua oficial significa chuva. Chuva... Faz todo o sentido, o nome da nossa cidade e província. Lindo nome, insubstituível, intocável..
O mesmo já não podem dizer os habitantes de Maputo. Já foi Delagoa Bay, Lourenço Marques e, agora, há tentativas de mudar outra vez o seu nome porque, segundo alguns entendidos, traz associações a uma bebida alcoólica tradicional chamada Ophuto.
Em relação a Nampula, há uma coisa que me desagrada e com a qual não me identifico: todas as datas dos festejos da sua criação estão relacionados a referências e portarias coloniais.
Em 1907, os militares portugueses , chegaram ao planalto, e ai depararam, com uma povoação chefiada por um regulo do clã Mphula. No dia 7 de Fevereiro, o comandante dessa expedição, iniciou a construção dum posto militar. Ou seja, todos os anos, antes do 25 de Junho, nesse dia, os nampulenses, festejavam cheios de alegria e contentamento, a edificação de um símbolo da ocupação. Hoje, o dia de Nampula, está associado a uma portaria colonial que a eleva a cidade, no dia 22 de Agosto de 1940.
Nampula festeja, apenas, 50 anos da sua elevação a cidade. Uma festa parcial.
Para um munícipe com 51 anos não há identificação. Não é justo. A existência de Nampula é secular, remonta no mínimo dos mínimos, ao Sec. XIX.
Mais um trabalhinho aliciante e motivador para os estudantes e professores universitários. Com a ajuda de arqueólogos, antropólogos e datamentos de carbono 14, tenho a certeza que poderão negociar com os políticos uma data anterior. Se calhar, no museu de Etnologia existem objectos anteriores a
1907.
Já cá estávamos, antes deles chegarem...
WAMPHULA FAX – 20.08.2010