Foi com texto abaixo que o NOTÍCIAS noticiou a morte do Dr. José Massinga:
Morreu José Chicuarra Massinga
MORREU no final da tarde da última quinta-feira, em Maputo, o Presidente do Partido Nacional Democrático de Moçambique (PANADE), José Chicuarra Massinga. Vítima de prolongada doença, Chicuarra Massinga foi o primeiro presidente desta formação política, fundada em 1991, logo após a assinatura do Acordo Geral de Paz para Moçambique entre a Frelimo e a Renamo.
Natural do distrito da Massinga, província de Inhambane, Chicuarra Massinga iniciou-se muito cedo nas lides políticas nacionais. Militou em vários movimentos nacionalistas, incluindo a Frelimo, até 1974, altura em que decidiu ir viver nos Estados Unidos da América, onde cursou Ciência Política e dedicou-se à docência.
Em 1990, com a entrada em vigor da nova Constituição, que introduz o sistema multipartidário, José Chicuarra Massinga volta ao país e ajuda a fundar o PANADE, partido que juntamente com o PALMO e PANAMO formam a União Democrática (UD).
Esta coligação protagoniza a principal surpresa nas primeiras eleições gerais multipartidárias realizadas em 1994, ao eleger nove deputados para a Assembleia da República, passando, assim, a ser a única formação política da chamada oposição não armada a eleger membros para o Parlamento.
Juntamente com António Palange e Marcos Juma, líderes das outras duas formações políticas da UD, José Chicuarra Massinga exerceu as funções de deputado da Assembleia da República de 1994 a 1999.
Nascido em Setembro de 1930, o finado deixa viúva e três filhos.
NOTA:
“Militou em vários movimentos nacionalistas, incluindo a Frelimo, até 1974, altura em que decidiu ir viver nos Estados Unidos da América, onde cursou Ciência Política e dedicou-se à docência. “ , assim escreveu o NOTÍCIAS.
Nunca esteve preso, torturado e fugiu da FRELIMO? Igorância de jornalista ou censura?
E nenhum historiador levantou a voz! Nem ninguém, pelos vistos.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE