Adelto Gonçalves (**)
O nascimento em Parati
Quando Salvador Carvalho do Amaral Gurgel nasceu, a vila de Parati, na comarca do Rio de Janeiro, em frente ao Oceano Atlântico, já era, como hoje, um povoado formado por um casario baixo à beira de um cais de pedra[1]. Estava situado na extremidade de um longo braço de mar pontilhado por numerosas ilhotas povoadas de palmeiras.
Abrigaria pouco mais de três mil moradores e não teria mais de uma dúzia de ruas direitas entrecruzadas retamente, com boas casas de pedras, ornadas com uma igreja matriz da invocação de Nossa Senhora dos Remédios e as capelas de Nossa Senhora do Rosário das Dores e de Santa Rita[2].
Foi num dia de verão, a 16 de fevereiro de 1762, que nasceu Salvador. Era filho natural do capitão-mor Salvador Carvalho Cunha do Amaral Gurgel, descendente de Francisco Amaral Gurgel, fazendeiro e potentado da Parati dos primeiros anos, comandante de numerosas tropas que abasteciam Minas Gerais, principalmente Vila Rica e os povoados da região de Rio das Mortes, ao Sul da capitania.
A mãe, Domiciliana de Jesus, quando Salvador nasceu, era amante do capitão-mor. Foi só depois da morte de sua primeira mulher que o capitão-mor uniu-se legalmente a Domiciliana. Do primeiro casamento, o capitão trazia outro filho: José Antônio Campos do Amaral Gurgel, que haveria de subir a áspera serra para radicar-se em Taubaté e, como o irmão, virar cirurgião[3].