As roças da Ilha do Príncipe conservam grande parte da história da ilha. O mesmo pode-se dizer da ilha maior São Tomé. No quadro do projecto de candidatura do Príncipe a património mundial, técnicos portugueses da Torre do Tombo, estão a recolher dados históricos das roças do Príncipe para perpetuar a história da ilha.
Documentos que estão a deteriorar no quintal das Roças do Príncipe, contendo registos dos antigos serviçais angolanos, moçambicanos, e cabo-verdianos estão a ser processados pela equipa de técnicos da Torre do Tombo de Portugal com vista a criação do arquivo histórico da ilha do Príncipe.
Nos registos de tais serviçais que começaram a desembarcar na ilha no início do século XX, estão parte importante da história da ilha e das roças. «É de facto uma documentação extremamente importante. E correria o risco de se perder toda a documentação das roças do Príncipe», declarou uma das técnicas portuguesas em serviço.
A equipa portuguesa que já fez duas missões semelhantes no ano 2006, pretende organizar o arquivo histórico do Príncipe, que também está a preparar a sua candidatura a património mundial.
Uma forma de preservação da história da ilha do Príncipe e também de Portugal.
Abel Veiga
TELA NON – 22.10.2010