População espanca mortalmente mãe com bebé de dois anos em Mussurize
Populares de Chiurairue, no posto administrativo de Dacata, no distrito de Mussurize, agrediram até à morte uma senhora com o seu bebé no colo, acusada de praticar actos de feitiçaria na comunidade. As vítimas são Netsai Foroma, de 30 anos de idade, e a sua filha Tacunda Samussone Sigauque, de apenas 2 anos de idade.
Segundo o porta-voz da PRM em Manica, Belmiro Mutadiua, o caso deu-se no dia 23 de Outubro corrente, pelas 23 horas, quando um nacional que responde pelo nome de José Muzamane Timóteo, de 40 anos de idade, agora a contas com as autoridades policiais naquele distrito, junto com um grupo de populares, dirigiram-se a casa da malograda e espancaram-na até à morte. A criança também foi morta por agressão, juntamente com a mãe.
A Polícia não diz o que teria motivado a população a agir desta forma desumana, mas diz haver rumores de que “um curandeiro mandou assassinar a mãe e filha para usar seus órgãos em suas práticas de magia negra”.
“Estamos a trabalhar no sentido de encontrar os restantes praticantes do crime. Neste momento, duas pessoas tidas como principais envolvidos no crime, estão detidas na cadeia distrital de Mussurize e a Polícia está a trabalhar no sentido de encontrar os outros envolvidos”, disse o porta-voz da PRM em Manica, Belmiro Mutadiua.
O médico tradicional acusado de mandar matar as duas pessoas é um dos detidos. Entretanto, nega qualquer envolvimento no crime. Segundo a Polícia, nada tem a ver com este caso, mas admitiu que tem usado órgãos humanos para tratamento de diversas doenças. (José Jeco)
CANALMOZ – 28.10.2010