MOÇAMBIQUE e África do Sul reafirmaram o seu cometimento de tudo fazer para continuarem a trabalhar em parceria de modo a elevar a cooperação económica entre si em diversas áreas, o que se salda até actualmente em 57 acordos assinados em vários sectores. Tal manifestação foi feita pelos Presidentes Armando Guebuza e Jacob Zuma durante a 14ª Cimeira Económica Bilateral, realizada ontem em Pretória.
Num breve discurso de abertura da sessão, o Presidente moçambicano referiu-se aos laços históricos existentes entre os dois povos e enalteceu o cometimento pessoal de Jacob Zuma para o incremento das relações bilaterais entre Moçambique e a África do Sul.
“Reconhecemos o papel de Pretória, tanto no passado como no presente, (...) no incremento das relações bilaterais entre Moçambique e África do Sul”, disse Guebuza para depois acrescentar que a cimeira foi inspirada pelo comum desejo de continuar a “consolidar as nossas relações bilaterais de amizade, solidariedade e cooperação”.
Por sua vez, Jacob Zuma referiu que os actuais desafios de ambos os países são as necessidades de desenvolvimento e os encontros ao mais alto níveis são fóruns apropriados para discutir estrategicamente esses pontos.
Recordou que os dois países estão já há mais de uma década a fazer este tipo de encontros e têm usado, geralmente, a Cimeira Económica Bilateral como um fórum para consolidar a cooperação e parceria económica bilaterais.
O Chefe do Estado sul-africano destacou que desde o início destes fóruns, há mais de dez anos, foram alcançados entre os dois países vários acordos sectoriais de cooperação. Com efeito, já foram assinados até à data 57 destes entendimentos, o que, de acordo com Zuma, torna Moçambique o primeiro país a nível mundial com o qual os sul-africanos estabelecem assim tantos acordos. “Isto é o reflexo do nosso desejo e determinação de trabalhar em conjunto para enfrentar estes desafios comuns que os nossos países possuem”.
Afirmou que os dois países apreciam tal desenvolvimento e devem assegurar a implementação total desses acordos, para o benefício dos dois povos.
Entretanto, o Presidente Armando Guebuza regressou ontem mesmo a Maputo, depois de ter participado nesta Cimeira Económica Bilateral. Acompanharam o Chefe do Estado no encontro cinco ministros, nomeadamente Oldemiro Balói, dos Negócios Estrangeiros, Salvador Namburete, Energia, Fernando Sumbana, Turismo, Manuel Chang, Finanças, e Armando Inroga, da Indústria e Comércio.
- ALFREDO DACALA, em Pretória, especial para o “Notícias”