No distrito de Ribáuè
Mais de 500 crianças do sexo masculino, com idades compreendidas entre 10 e 17 anos, serão contempladas no processo de circuncisão, a decorrer a partir da próxima semana a Janeiro do próximo ano, no distrito de Ribáuè, no âmbito do projecto de mitigação e redução do impacto do HIV/SIDA, ao nível daquela região.
Promovido pela Associação para o Desenvolvimento Agro-Pecuário para o Sector Familiar (ADAP-SF), com financiamento da embaixada americana, em Moçambique, o projecto abrange, nesta primeira fase, os postos administrativos de Ribáuè-sede e Iapala.
Segundo Maurício Negas Armando, gestor da ADAP-SF, o processo será antecedido de vários encontros de consulta comunitária e de esclarecimento aos respectivos pais sobre os objectivos desta actividade.
Negas disse que a sua agremiação se encarregará por toda a assistência médica e alimentar das crianças, com ajuda de alguns funcionários de saúde, incluindo médicos tradicionais, a serem envolvidos no projecto.
A fonte disse que não se pretende acabar com os hábitos culturais, mas sim melhorar algumas práticas usadas em acções circuncisão, como forma de evitar a propagação do SIDA.
Refira-se que ADAP-SF, organização não governamental nacional, fundada na província de Nampula, está, actualmente, a desenvolver diversas actividades, sobretudo nas áreas de agricultura e saúde.
WAMPHULA FAX – 28.10.2010