Filme rodado em Moçambique
Filipe Vargas é ‘Xavier’ e Dalila Carmo é ‘Teresa’: um casal português de classe média-alta que parte para Maputo (Moçambique), para apostar num futuro melhor. Por lá, a vida toma um rumo inesperado. Ele desce ao inferno; ela torna-se heroína. Pelo meio, uma rapariguinha inocente cai nas malhas do tráfico sexual, escreve hoje no jornal português Correio da Manhã, Sofia Canelas de Castro sobre o filme que começa hoje a correr em simultâneo em vinte salas de cinema em Portugal.
É o ‘plot' do novo filme de José Carlos de Oliveira, ‘Quero ser uma Estrela', um drama com trejeitos de policial frenético, acrescenta a jornalista.
"O ‘Xavier' cai em tentação e entra num circuito perigoso de prostituição e tráfico sexual de menores", conta ao CM Filipe Vargas. Já a ‘Teresa' "é a moral do filme, a consciência", refere Dalila Carmo citada na peça do jornal.
Enquanto ele "desce em espiral", ela tenta resgatar ‘Joana', filha da empregada de ambos, de uma rede de prostituição. A menina - interpretada por Joana Ferreira, que se estreia como actriz - queria apenas ser modelo mas, arrastada pelo sonho, deixa-se enganar pelos vilões que a arrastam para a prostituição, prossegue a jornalista do Correio da Manhã.
A realidade existe, quase às claras, em Moçambique, onde a Marginal Filmes filmou no Verão de 2009. "É o fenómeno das ‘catorzinhas', mais ou menos conhecido de todos, em que as jovens são enviadas para a prostituição, muitas vezes com a autorização das próprias famílias", conta Vargas ao Correio da Manhã.
Sexo, acção, mortes, vilões e heróis cruzam-se com mestria num filme que, segundo a protagonista, "é uma grande chamada de atenção. O primeiro impacto, nos espectadores, será o choque.", lê-se na peça de Sofia Canelas de Castro sobre o filme.
Filipe Vargas também não tem dúvidas: "É uma história muito bem contada, em que se fica totalmente envolvido e com vontade de ver o que vai acontecer a toda esta gente.", conclui a jornalista. (Redacção / Correio da Manhã)
CANALMOZ – 28.10.2010
Veja http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1696488