ACENTOS NOS ASSUNTOS Por :Eleutério Fenita
Um olhar sobre a actualidade nacional e internacional
Do primeiro país chega a ridícula notícia sobre como é que depois de ter ao longo do ano instado ao aumento da produção, criando as condições e reforçando políticas e estratégias para o efeito, os zambianos têm agora pela frente o bicudo dilema de... excesso nos seus celeiros. Por outras palavras: há comida a mais. Há comida que não tem colocação, porque as autoridades não sabem bem aonde colocá-la.
Depois de, semanas passadas, me ter queixado do improviso, do 'depois veremos' que parece ser a nossa marca, talvez isto devesse servir de consolo.
Afinal, não estamos sózinhos. Só que se trata de comida. E com comida não se brinca, como ensinou a minha mãe. É que, por falta de comida, continua a morrer muita gente. Aos milhares. O Zimbabuè que o diga. Mas sobre o Zimbabuè, não foi por aí que a última semana se encarregou de o chamar para aqui, para este espaço.
Disso encarregaram-se relatos segundo os quais a Primeira Dama (ainda não é ex mas deve estar por um fio) do país é acusada de manter uma relação extraconjugal, de ser infiél ao esposo! Enfim a senhora Grace Mugabe é acusada de ter feito aquilo que para o descreverem, muitos socorrem-se de uma determinada peça que, normalmente, acompanha a cabeça de certos herbívoros. O acusado, do outro lado da cama, é um camarada de trincheira e armas.
Podia ter sido pior.
Podia ter sido alguém do MDC!
WAMPHULA FAX – 27.10.2010