O novo aeroporto internacional de Pemba, província de Cabo Delgado, deverá custar 300 milhões de dólares, de acordo com dados preliminares divulgados pelo director do gabinete de projectos da Aeroportos de Moçambique (AdM).
A empresa já abandonou a ideia de recuperar e ampliar o aeroporto de Pemba indo, ao invés, lançar um concurso público para a construção de um novo aeroporto, o que deverá acontecer em 2011.
O chefe do gabinete de projectos da AdM, António Loureiro, disse que o novo aeroporto deverá custar 300 milhões de dólares e terá capacidade para receber 500 mil pessoas por ano.
O novo aeroporto de Pemba deverá ser construído em regime de concessão, devendo as obras durar entre quatro e cinco anos.
No decurso de uma conferência de investimentos turísticos, em Pemba, aquele responsável disse ainda que se pretende construir um aeroporto de dimensão internacional em Pemba, tendo capacidade para manusear aeronaves de grande dimensão.
O Aeroporto de Pemba é um dos de maior actividade em Moçambique, devido ao grande número de turistas nacionais e estrangeiros que o escalam a caminho das instalações turísticas existentes na província, recebendo, em média, 1200 pessoas por dia.
MACAUHUB – 23.011.2010