O PREÇO do algodão caroço a vigorar na campanha de comercialização 2010/2011 poderá fixar-se em 10meticais, representando uma subida de cerca de 70 porcento em relação ao valor actualmente praticado. A nova tabela, que vai beneficiar o produtor e estimular a produção, resulta de um pré-acordo alcançado há dias entre representantes do Fórum Nacional dos Produtores do Algodão (FONPA), empresas algodoeiras congregadas na Associação Algodoeira de Moçambique (AAM) e parceiros.
Durante um encontro dirigido pelo Ministro da Agricultura, José Pacheco, as partes acordaram que a nova tabela deverá ser actualizada em definitivo em Abril de 2011, quando os intervenientes entrarem numa nova ronda negocial para a fixação do preço mínimo a ser aprovado pelo Governo.
A prefixação do preço no arranque da campanha de produção constitui uma inovação do sector algodoeiro e pretende-se desta forma aligeirar-se as diferenças que, normalmente, caracterizam as negociações para a fixação da tabela para aquele produto estratégico.
Para a além de discutir os preços indicativos, o encontro recentemente realizado em Maputo, serviu para fazer o balanço das actividades da campanha 2010/2011, apresentar e discutir o pacote de insumos de produção e respectivos custos.
Durante o referido encontro, José Pacheco advertiu aos presentes sobre as causas da queda da produção do algodão, bem como da necessidade de reverter esta situação, sobretudo nesta altura em que o preço internacional está atractivo.
Dentre as causas apontadas como estando por detrás da queda de produção do algodão em Moçambique, destacam-se a baixa competitividade do produto em relação a outras culturas, a viabilidade climática, fracos serviços de extensão aos produtores, pouco apoio direccionado ao desenvolvimento de novas tecnologias para o aumento de áreas de produção tais como boas práticas agrícolas, uso de tracção animal, moto-cultivadoras e tractores.
No total, espera-se que durante a campanha agora na fase de arranque, se produza cerca de 70 mil toneladas valor consideravelmente acima daquele foi alcançado no presente ano.