Em pleno Dia de Natal e da Família
Um grupo de indivíduos ainda a monte, está indiciado de ter incendiou, no dia 25 de Dezembro, dia da celebração do Natal, uma habitação situada no Bairro 6, Inhamissa, nos arredores da cidade de Xai-Xai. A casa incendiada pertence a um médico tradicional local, vulgo curandeiro. Não houve vítimas mortais no incêndio.
Ainda não se sabe ao certo as razões que levaram estes cidadãos a cometerem o crime de fogo posto. Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Gaza, Isaltino Mavie, a corporação está neste momento a desencadear acções de tal forma a neutralizar os autores do crime.
“Neste momento não se sebe quem é o autor do crime. A informação que a PRM tem é de que a casa pertencia a um médico tradicional”, disse o porta-voz do Comando Provincial da PRM em Gaza.
Para além deste crime, a Polícia em Gaza registou na passagem do dia 24 para 25 de Dezembro um caso criminal de tipo furto numa residência, no bairro Fidel Castro, na cidade de Xai-Xai. Registou igualmente, no mesmo período, cinco acidentes de viação, dos quais dois foram do tipo atropelamento na cidade de Xai-Xai e os restantes tratou-se de choque entre viaturas nas cidades de Xai-Xai e Chókwè.
Foram identificadas como causas destes acidentes o excesso de velocidade e ultrapassagem irregular, e tiveram como consequência dois óbitos, três feridos graves e igual número de ligeiros, conforme nos revelou o porta-voz do Comando Provincial da PRM no Xai-Xai.
Dia da Família “tranquilo”
De uma forma geral, o Polícia, em Gaza, considera que a festa de Natal e da Família, em termos de registos criminais, foi mais tranquila, comparativamente ao ano passado. De 25 a 26 de Dezembro há registo de quatro casos criminais, contra sete em igual período do ano anterior. Destes quatros crimes, um foi de fogo posto outro de violação, todos na cidade de Xai-Xai; um caso de homicídio voluntário simples e um outro de agressão entre dois indivíduos que se encontravam a ingerir bebidas alcoólicas numa barraca que culminou com a perda de vida de um deles no distrito de Chókwè.
Entretanto, o porta-voz do Comando Provincial da PRM considera que a redução dos casos criminais na província de Gaza é graças ao trabalho abnegado que a Polícia vem desenvolvendo de tal forma a garantir a segurança das pessoas e bens durante a quadra festiva do Natal e do final de ano.
Para estas actividades, a Polícia está a desenvolver trabalhos de prevenção. Para além de reforços que teve de efectivo, por agentes recentemente graduados na Escola de Formação Básica de Matalane, recebeu igualmente reforços do pessoal administrativo e também de todas unidades da PRM, incluindo de Guarda Fronteira.
“A maior atenção vai para os distritos de Chókwè, Bilene Chibuto e ainda o distrito e cidade de Xai-Xai, por serem locais onde normalmente se registam casos criminais”, disse o porta-voz do Comando Provincial da PRM em Gaza, Isaltino Mavie.
Acrescentou que a Polícia está preparada e apela a todos os cidadãos a denunciarem toda e qualquer tentativa de aliteração da tranquilidade e ordem públicas. (Egídio Plácido)
CANALMOZ – 28.12.2010