Com 94 anos de idade, faleceu hoje em Portugal o Sr. Engenheiro Abel Neves de Azevedo, que foi director da DETA em Moçambique.
Com 94 anos de idade, faleceu hoje em Portugal o Sr. Engenheiro Abel Neves de Azevedo, que foi director da DETA em Moçambique.
Abel Neves de Azevedo nasceu em Lourenço Marques em 1917. Após concluir o curso de engenharia na Universidade do Porto, trabalhou durante algum tempo em engenharia militar aérea em Portugal, após o que regressou a Moçambique, tendo primeiro trabalhado brevemente para os caminhos de ferro de Moçambique, indo em seguida trabalhar para a DETA, já em 1944, como chefe de engenharia, responsável pelas suas frotas de Lodestars, Junkers JU52’s, Lockheed 14, Doves, Beavers e DC3, substituindo nessas funções o “fundador” engenheiro Carregal Ferreira.
Nessa altura, a DETA já efectuava voos regulares entre Lourenço Marques e
Em 1958, Abel Azevedo foi nomeado Director-Adjunto da DETA função que desempenhou, até à sua nomeação como Director da DETA em 1966, em substituição do Eng. Armando Silva Pais (Director desde 1958), até aos anos 70.
Com a sua nomeação, a DETA entrou na era do jacto puro com a encomenda, em Outubro de 1968, de dois Boeing 737, que iniciaram a actividade em Fevereiro de 1971. Até 1973, a DETA adquiriria mais dois Boeing 737 e um simulador de voo para este tipo de avião.
Ainda sob a sua tutela, a DETA alterou a sua designação para “DETA – Linhas Aéreas de Moçambique”.
Nos últimos anos, o Eng Abel Azevedo vivia na Linha do Estoril, em Portugal.
À família e à comunidade aeronáutica moçambicana, apresenta-se as condolências.
Aproveite para relembrar o que foi o início da DETA em Moçambique (pág. 11 e seguintes):