A Questão É de Sobrevivência, Não é Partidária!
Camilo Mortágua Connosco!
“A ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, defendeu hoje um maior controlo das agências de notação e anunciou medidas para garantir que "respeitem as regras deontológicas".
A ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, defendeu hoje um maior controlo das agências de notação e anunciou medidas para garantir que "respeitem as regras deontológicas".
"Nos próximos dias, vou publicar os documentos necessários para autorizar a Autoridade dos mercados financeiros, que é uma espécie de polícia da bolsa, a controlar as agências de notação e a verificar, em particular, que respeitem as regras deontológicas", disse Lagarde.
"É preciso um maior controlo sem dúvida, assegurar que elas respeitam as regras", frisou a ministra francesa à rádio Europe 1, citada pela agência France Presse.
"Não se reduz [a notação] de um país nas condições em que a sua notação foi reduzida, quinze minutos antes do fecho [dos mercados] para precipitar as compras ou vendas", acrescentou, referindo-se implicitamente ao caso espanhol.
O papel das três grandes agências de notação, Standard & Poor's (SP), Moody's e Fitch, já tinha sido alvo de críticas por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Comissão Europeia e de vários governos europeus, incluindo o português, depois de a diminuição do " rating " de países como a Grécia, Portugal e Espanha ter gerado quedas abissais nos mercados na semana passada. “
In, Internet
Nasceu em 1934, tem 76 anos e continua um Activista!
Chama-se Camilo Mortágua, esteve no assalto ao paquete Santa Maria, com o capitão Henrique Galvão, esteve no assalto ao avião da TAP da carreira Casablanca Lisboa, esteve na fundação da LUAR e esteve a acompanhar a organização do assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz.
É Grande Oficial da Ordem da Liberdade, da República Portuguesa.
Mas, como cidadão, como activista que é, aderiu a esta Campanha, pela Regulamentação Internacional das Agencias de Notação, algo que já deveria estar determinada, já que a Comissão Europeia assim pensou, (mas não fez), em Junho de 2010!
Certamente porque há Campanhas que estão para além das opções ideológicas e partidárias, (e o exemplo de vida de Camilo Mortágua mostra como em determinados momentos o que conta não é a opção partidária…), temos esta Honra – a de sabermos que contamos com Camilo Mortágua!
Mas como vêm pelo texto acima, até a liberal sarkoziana , Christine Lagarde, ministra da economia francesa, contradiz Durão Barroso e o candidato Cavaco Silva, que assumiram preferir o nada fazer, num grave erro democrático, (ao contrário de Manuel Alegre, que como se vê antecipou a ministra da Economia), e apela expressamente à Regulamentação Internacional das Agencias de Notação!
Por razões evidentes de sobrevivência contra os piratecos que são estas ditas agencias….
Que o que estão a fazer é somente alimentar a selvática especulação financeira, em bolsa, com um objectivo – destruir o euro, destruir a União Europeia, e levar-nos, aos países mais frágeis na União Europeia, à falência!
E vamos ficar quietos, ou vamos combater seguindo exemplos como os do nosso Mais Velho Camilo Mortágua?
É na Cidadania que encontraremos a resposta a estas agencias garanto!
E mesmo que por vezes o que escrevo possa ser mais agressivo, como já me foi relevado por um amigo, que fazer perante piratas, senão ser agressivo?
Mas não basta!
Urge juntar esforços, e iniciar uma Campanha, que seja Internacional, que seja no mínimo da CPLP, pois estaremos todos não duvidem a prazo em risco grave!
Até o expansivo Brasil, por o ser, estará em risco, podem crer, se não controlarmos, se não conseguirmos a Regulamentação destas selváticas agencias de pirataria internacional!
Nós da CPLP sabemos, desde bem antes de todos, o que é a Globalização, no que de bom e de mau uma Globalização pode ter e devemos dar o exemplo do Combate democrático e Participativo Pela Regulamentação Internacional das Agências de Notação!
Joffre Justino
E-mail : [email protected]
Blog pessoal: coisasdehoje.blogs.sapo.pt/