Outro caso de tráfico de moeda a partir de Moçambique
Juiz Nkululeko Hlophe diz que caso mais recente de Momed Khalid Ayoob “levanta suspeitas que existe um sindicato a operar de ou através de Moçambique e Swazilândia com destino ao Dubai”
Um tribunal de Mbabane condenou na última sexta-feira, dia 17, o cidadão asiático, Akel Mohammed, a dois anos de cadeia, remíveis a multa de 100.000 emalangeni (cerca de 490.000,00 meticais).
Proveniente de Moçambique, Akel Mohammed havia sido detido pela polícia à chegada ao Aeroporto Internacional de Matsapha, Swazilândia, em Janeiro do corrente ano. Acompanhado de duas outras pessoas oriundas de Moçambique, Akel Mohammed tencionava seguir em direcção a Joanesburgo de onde rumaria para Dubai.
Ao ler a sentença, o juiz Nkululeko Hlophe referiu-se a “um outro caso pendente neste tribunal, envolvendo um indivíduo proveniente de Moçambique e encontrado na posse de 2,6 milhões de dólares americanos ao desembarcar em Matsapha”. O magistrado referia-se ao empresário moçambicano Momed Khalid Ayoob, que também pretendia atingir Dubai, via Swazilândia e Joanesburgo
O juiz disse que a semelhança dos casos “levanta suspeitas de que existe um sindicato a operar de ou através de Moçambique e Swazilândia com destino ao Dubai”.
CANALMOZ – 22.12.2010