OPERADORES turísticos da Ponta D´Ouro, distrito de Matutuíne, província do Maputo, estão em guerra entre eles devido a supostas construções desordenadas que se têm verificado nos últimos tempos naquele ponto do país.
Os operadores que instalaram as suas instâncias turísticas já há bastante tempo acusam os novatos de estarem a construir sem obedecer a nenhuma regra e consequentemente a destruir a biodiversidade ambiental que caracteriza a zona.
Eles falavam num encontro havido com a governadora da província do Maputo, Maria Jonas, que esteve de visita ao distrito de Matutuíne e posto administrativo de Zitundo.
Segundo os queixosos o desenvolvimento que se verifica na Ponta D´Ouro deve ser acompanhado por um ordenamento territorial, observância das leis ambientais e a presença policial para manter a ordem e segurança da zona.
Soubemos que alguns operadores turísticos não obedecem às normas para a construção de instâncias turísticas e vandalisam sobremaneira a biodiversidade e o meio ambiente que caracteriza aquela zona.
Reagindo a essas preocupações, Maria Jonas disse que essas inquietações são também do Governo, daí que a partir de Março de 2011 vai iniciar um trabalho de ordenamento territorial dessa localidade para definir onde ficam as zonas habitacionais, estâncias turísticas, arruamento e estradas.
Maria Jonas disse que um dos grandes avanços é a elevação da Ponta D´Ouro para localidade, o que significa que o Governo Central estará representado pelo chefe e seus companheiros.
“Neste momento está-se no processo de implantação física de infra-estruturas necessárias onde vai funcionar a estrutura da localidade”, disse Jonas, reconhecendo que algumas fragilidades por parte do Governo na fiscalização da Ponta D´Ouro.
“Temos falta de recursos humanos e meios para uma maior presença de fiscalização. Há muitas estâncias. Dia e noite estão sempre a nascer. Temos que melhorar a fiscalização”, disse.
Esta deslocação enquadra-se no âmbito da governação aberta e inclusiva que aquela governante vem levando a cabo nos distritos da província do Maputo. Naquele local, Maria Jonas visitou estâncias turísticas da Ponta D´Ouro, acampamento da praia da Ponta D'Ouro, o local das obras de construção do estabelecimento hoteleiro e o complexo 360º no povoado de Malongane.