Memorando foi assinado nesta quinta-feira, dia 9, durante o lançamento da Agência Espacial Sul-Africana (Sansa, na sigla em inglês), em Joanesburgo. O memorando de entendimento foi assinado entre África do Sul, China e Brasil, para permitir que o país africano receba as imagens do satélite sino-brasileiro Cbers-3, que deverá ser colocado em órbita no final de 2011
A iniciativa de proporcionar a países em desenvolvimento os benefícios do uso de dados de satélites começou a tomar forma em 2007, quando Brasil e China lançaram o programa "Cbers for Africa". Desde então, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável no Brasil pelo Programa Cbers, tem firmado acordos para instalar infraestrutura de recepção de dados de satélites em todo o continente africano.
O memorando agora assinado é destinado à recepção e distribuição na África do Sul e beneficiará também Angola, Botsuana, Lesoto, Moçambique, Suazilândia, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.
"Além dos dados de satélite, o Brasil, através do Inpe, está comprometido em compartilhar seus softwares livres para processamento de imagens e, também, a experiência e tecnologia na observação da Terra com outras nações em desenvolvimento", afirmou Jose Teixeira da Matta Bacellar, do Inpe, no lançamento da Sansa.
(Assessoria de Comunicação do Inpe)
Marcos Vinícius Santos Dias Coelho
Doutorando em História Social da África
Universidade Estadual de Campinas
Campinas - SP - Brasil
[email protected]