Obra orçada em 105.263.158,00 Mts
A construção da segunda ponte sobre o rio Zambeze, localizada na cidade de Tete, já iniciou. Neste momento, decorre a abertura de acesso para o local onde a mesma será erguida. Conforme o projecto, trata-se de uma ponte moderna, composta pela ponte principal e um viaduto.
De acordo com o engenheiro Filipe Pedro, da Mota-Engil, empresa que lidera o consórcio construtor, a obra estará localizada a cerca de cinco (5) quilómetros a jusante da actual ponte Samora Machel.
“A ponte terá cerca de 715 metros de cumprimento. Será construída através de métodos de avanços sucessivos a partir dos pilares, com recurso a dois pares de carrinhos de avanço. O vão máximo terá aproximadamente 135 metros. O viaduto de aproximação terá 865 metros de desenvolvimento, com um total de 16 vãos, com 55 metros”, explicou o engenheiro.
Por outro lado, Filipe Pedro disse que os acessos imediatos da ponte serão duma construção de raiz, partindo-se em cerca de três quilómetros do lado de Tete e perto de 10,5 quilómetros do lado de Benga, distrito carbonífero de Moatize.
O Consórcio Construtor é constituído por três empresas portuguesas, nomeadamente: Mota-Engil, Opaway e a Soares da Costa Construções. O investimento total é de 105.263.158,00 Mt.
O prazo da empreitada é de 42 meses, devendo ser entregue às autoridades moçambicanas nos meados de 2013.
De referir que os trabalhos iniciaram em Agosto do ano passado. Arrancaram com trabalhos de prospecção geotécnica, bem como a execução de uma plataforma ao longo das ilhas, para permitir a realização da prospecção. Neste momento, todos os trabalhos referentes às sondagens já foram concluídos. (José Mirione)
CANALMOZ – 26.01.2011