Reformado aos 37 anos de actividade na LAM
Em virtude de ter passado à reforma, o chefe de escala da LAM em Nampula, Jerónimo Charas Júnior (vulgarmente conhecido por Jojó Charas), foi anteontem alvo de uma significativa homenagem. Na primeira intervenção da homenagem, o reitor da Universidade Lúrio, Jorge Ferrão, trouxe à tona, impregnadas de humor (que desencadearam estridentes e prolongadas gargalhadas dos presentes), reminiscências dos tempos em que travava renhidos despiques de basquetebol com o homenageado, a cuja equipa ganhou invariavelmente. inclusive quando, num embate decisivo, o Jojó assegurou os préstimos de um super-famoso “nkulukhana” de Murrupula ou Eráti... –sublinhou,em tom irónico e intencionalmente sobranceiro.
Vasco Fenita, co-editor do Wamphula Fax, de que Charas Junior é director desde a primeira hora, realçou a personalidade e os valores que têm pautado a postura do homenageado.
O jornalista Carlos Coelho começou por enaltecer a verticalidade e o espírito solidário de Jojó Charas, para depois recordar o brio e o pundonor que ele imprimia irreversivelmente nos jogos de futebol de salão em que actuava outrora, vincando que Jojó era um defesa intransponível, pois que se passasse o adversário não passava a bola e viceversa.
Por seu turno, o empresário Charifo Molde enfatizou os laços de amizade que o unem à toda família Charas. Enquanto Januário Valente, amigo de longa data do homenageado e que o conduziu ao local do convívio, revelou os contornos em que assentou a preservação escrupulosa do efeito surpresa conferido ao mesmo. .
Seguiram-se depoimentos consensualmente elogiosos de outras pessoas que trabalharam ou conviveram com o visado.
Por último, Faizal Sacugy, delegado da LAM e grande catalizador do evento, agradeceu as presenças, depois de tecer rasgados encómios aos 37 anos do percurso profissional de Jerónimo Charas.
WAMPHULA FAX – 28.01.2011